A repercussão da invasão da Rússia à Ucrânia nos esports
Ainda é cedo demais para entender qual será a repercussão da invasão da Ucrânia por parte da Rússia, que aconteceu na madrugada de quarta-feira (23) para quinta-feira (24), no mundo dos esports. A decisão de invadir um país soberano por parte do presidente russo Vladimir Putin pode escalar para uma guerra sem precedentes – entenda melhor.
Há relatos de explosões e ataques com mísseis nas cidades de Kiev e Kharkiv, entre outras. Kiev, capital da Ucrânia, também é a cidade natal de s1mple, atual melhor jogador do mundo de CS:GO pela HLTV e The Game Awards. A estrela da Natus Vincere, ou Na’Vi, compartilhou vídeo do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pedindo por paz, além de publicar uma série de tweets em sua rede social:
“Minha cidade está sendo bombardeada neste exato momento“.
“Por favor, por favor, parem, não podemos mais voltar a isso, todos nós precisamos de paz“.
“Estou cansado destas notícias“.
A Ucrânia é o país natal de diversos jogadores de destaque do mundo dos esports, com grande destaque para jogadores que fizeram história no Counter-Strike e no DotA 2. Veja abaixo alguns:
- s1mple (Na’Vi, CS:GO)
- b1t (Na’Vi, CS:GO)
- B1ad3 (Na’Vi, CS:GO)
- Zeus (Na’Vi, CS:GO, aposentado)
- Edward (Na’Vi, CS:GO, aposentado)
- Dendi (Na’Vi, DotA 2)
- Artstyle (Na’Vi, DotA 2)
- XBOCT (Na’Vi, DotA 2)
- YATORO (Team Spirit, DotA 2)
- Mira (Team Spirit, DotA 2)
- Kira (Team Spirit, League of Legends)
- Asunaa (100 Thieves, VALORANT)
“Agradeço todas as pessoas me mandando mensagens sobre minha família. A maioria deles estão seguros no momento. Louco o que está acontecendo agora, orgando por todos na Ucrânia” – Asunaa é americano, mas possui dupla-nacionalidade ucraniana.
Em diversas modalidades, Rússia e Ucrânia se misturam no mundo dos esports, como é o caso da LCL, o campeonato de League of Legends da região da Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Em outras, ambos países entram apenas como parte da Europa, como no VALORANT, Rainbow Six e DotA 2.
É comum, no entanto, ver uma mistura entre jogadores russos e ucranianos em equipes de ambas nacionalidades, como é o caso da própria Na’Vi campeã do Major de CS:GO em 2021, composta por três ucranianos e três russos. M0NESY, considerado a maior estrela em ascensão do CS:GO mundial, foi revelado pela Natus Vincere, mas é de nacionalidade russa. A Albus NoX Luna, equipe de League of Legends que detém o recorde de melhor campanha da história de regiões emergentes no Mundial de LoL (quartas de final em 2016), também era composta por três russos e três ucranianos. Já a Team Spirit, campeã do The International 2021 de DotA 2, é uma organização russa que contém dois ucranianos e três russos em seu elenco.
A Team Spirit campeã do The International 2021, com os russos Collapse, Miposhka, TORONTOTOKYO e os ucranianos Mira e YATORO
Imagem: Valve
Ainda não há informações concretas ainda do quanto a invasão russa à Ucrânia afetará o calendário de competições e o mundo dos esportes eletrônicos. As organizações de maior destaque da Ucrânia, Na’Vi e HellRaisers, não comunicaram qualquer tipo de interrupção de treinamentos ou posicionamentos a respeito, o The Enemy entrou em contato com ambas e atualizará esta matéria em caso de retorno.
Torcemos para que a diplomacia prevaleça, sem o risco de guerra total e perdas de vidas inocentes.