A empresa que opera as franquias de Starbucks e Subway solicita recuperação judicial.
A SouthRock Capital, a empresa que gerencia as franquias do Starbucks, Subway, Eataly, TGI Fridays e Brazil Airports Restaurants, entrou com um pedido de recuperação judicial na noite de terça-feira, 31 de outubro de 2023. De acordo com informações da 1ª Vara de Falências do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), a dívida do grupo é estimada em cerca de R$ 1,8 bilhão.
Em um comunicado ao InfoMoney Business, a empresa explicou que o processo de recuperação judicial tem como objetivo “proteger financeiramente suas operações no Brasil e tomar decisões estratégicas para ajustar seu modelo de negócios à realidade econômica atual”.
Esses ajustes incluem a revisão do número de lojas em operação, o cronograma de aberturas, a relação com fornecedores e partes interessadas, bem como a organização de sua força de trabalho.
A SouthRock também destacou os desafios econômicos no Brasil, agravados pela pandemia, inflação e altas taxas de juros, que afetaram todos os varejistas, incluindo a própria empresa.
Com o processo de recuperação judicial, a SouthRock planeja continuar desenvolvendo e expandindo suas marcas no Brasil, garantindo que as varejistas permaneçam em operação durante esse período.
Sobre a SouthRock: Fundada em 2015, a SouthRock atua na expansão de marcas globais e locais. Ela começou operando as Brazil Airport Restaurants em 2017, com unidades em aeroportos do Brasil. Em 2018, assumiu a operação das franquias das cafeterias Starbucks e do restaurante TGI Fridays.
Em 2022, a SouthRock tornou-se a franqueadora da rede de fast food Subway, que possui mais de 1.600 unidades no Brasil, tornando-se assim a maior empresa franqueada de alimentos e bebidas no país, de acordo com informações da companhia. No mesmo ano, também estabeleceu parcerias para operar e expandir o Eataly, um centro gastronômico italiano.