Proposta de Biden para aumentar impostos sobre ganhos de capital pode colapsar mercado

Postado Por: Redação Categoria: Ações Comentários: 0

Proposta de Biden para aumentar impostos sobre ganhos de capital pode colapsar mercado

Em um artigo para a Fox News, o CEO e cofundador da Oxygen Financial, bem como presidente da Exit Stage Left Advisors, alertou que a proposta do presidente Joe Biden de aumentar os impostos sobre ganhos de capital poderia “colapsar o mercado de ações” e impactar negativamente a economia.

Um relatório do Departamento do Tesouro, sob a liderança da secretária Janet Yellen, indicou que o orçamento de Biden para o ano fiscal de 2025 aumentaria a alíquota marginal máxima sobre ganhos de capital de longo prazo e dividendos qualificados para 44,6%.

A preocupação é que, com o término da Lei de Cortes de Impostos e Geração de Empregos (TCJA) de 2017 em 2025, muitos americanos possam se apressar para vender suas ações valorizadas em 2025 para aproveitar as taxas atuais de ganhos de capital, em vez de enfrentar taxas dobradas em 2026. Esse movimento pode desencadear uma onda de vendas adicionais, se investidores de longo prazo começarem a temer uma tributação mais alta, resultando em uma saída significativa de investidores do mercado.

Esforços de Biden para ganhar votos não têm precedentes, diz banco

No contexto político, analistas do banco Piper Sandler descreveram os esforços do presidente Joe Biden para garantir votos na próxima eleição como “sem precedentes”. Algumas das medidas adotadas beiram a ilegalidade, com grandes chances de serem revertidas, segundo eles.

A análise do banco também destacou a importância da eleição de 2024, ressaltando os riscos que tanto Biden quanto Donald Trump representam para os mercados financeiros. Os estrategistas projetam que a atividade legislativa será mínima pelo resto do ano devido a um governo dividido e conflitos internos entre os republicanos da Câmara, além da eleição iminente.

“Os esforços de Biden para angariar votos parecem não ter precedentes e, em alguns casos, ser ilegais, o que provavelmente resultará em reversões”, comentou a empresa.

Apesar de um impulso fiscal neutro e uma redução modesta no déficit, os custos com juros aumentaram, apresentando novos desafios econômicos. Novos custos regulatórios, projetados para ganhar apoio eleitoral, representam ventos contrários adicionais para a economia.

Os analistas do Piper Sandler também destacam que as implicações da eleição de 2024 são mais significativas do que nos últimos anos, potencialmente envolvendo mudanças nas políticas de comércio, estabilidade geopolítica e sustentabilidade fiscal, além de grandes variações relacionadas a impostos, regulamentação e imigração.

No cenário-base do banco, a expectativa é que a eleição seja acirrada. Embora Trump esteja à frente nas pesquisas, a disputa permanece equilibrada em nível nacional e nos estados-chave do Meio-Oeste, como Michigan, Pensilvânia e Wisconsin.

Compartilhar Post