Resultados do terceiro trimestre superam expectativas para a Amazon
A Amazon.com (AMZN) apresentou resultados acima do esperado no terceiro trimestre, impulsionada por um aumento nas vendas em suas operações de varejo, conforme balanço divulgado na noite de quinta-feira.
A empresa afirmou que espera um desempenho positivo no quarto trimestre, tradicionalmente o mais movimentado para o setor de varejo, apoiado por prazos de entrega mais curtos e ajustes na política de estoques para produtos de menor preço. A previsão otimista indica uma temporada de fim de ano melhor que o previsto, especialmente em um cenário de crescimento mais lento das vendas nos EUA, o mais moderado em seis anos.
Há três meses, executivos da Amazon alertaram que consumidores estavam “cautelosos com seus gastos” e priorizando opções mais econômicas. No entanto, a empresa reportou um crescimento de 7% nas vendas de varejo no trimestre encerrado em 30 de setembro, totalizando US$ 61,41 bilhões.
“O mais notável nos resultados da Amazon foi a surpreendente melhoria nas margens”, disse Gil Luria, chefe de pesquisa de tecnologia da D.A. Davidson. “Os investidores estavam preocupados com a capacidade de o negócio de varejo manter as margens, e a Amazon conseguiu elevá-las.”
A margem operacional dos negócios internacionais saltou de 0,9% no segundo trimestre para 3,6% no terceiro trimestre. Na América do Norte, a margem subiu de 5,6% para 5,9%.
A Amazon enfrenta crescente concorrência de varejistas de desconto como Shein e Temu, que oferecem uma ampla gama de produtos a preços baixos e com entrega direta da China.
Assim como outras empresas de tecnologia, a Amazon espera aumentar seus investimentos em inteligência artificial. O CEO, Andy Jassy, afirmou que a IA representa “talvez uma oportunidade única na vida” e que a Amazon está “perseguindo-a de forma agressiva.”
Espera-se que o investimento da Amazon cresça para cerca de US$ 75 bilhões este ano, comparado aos US$ 48,4 bilhões do ano passado. Jassy destacou que o investimento deve se intensificar ainda mais em 2025.
A Amazon Web Services (AWS), divisão de computação em nuvem da empresa, registrou um crescimento de 19% na receita, totalizando US$ 27,5 bilhões, em linha com as expectativas. Esse foi o maior ritmo de crescimento em sete trimestres para a AWS, que é responsável por aproximadamente dois terços da receita da Amazon.
A receita total da Amazon no terceiro trimestre foi de US$ 158,9 bilhões, superando a média das estimativas dos analistas, de US$ 157,20 bilhões. O lucro líquido alcançou US$ 15,3 bilhões, um aumento de 55% em relação ao ano anterior, resultando em um lucro por ação de US$ 1,43, acima da expectativa média de US$ 1,14.