Com crescimento de assinantes e cortes de custos, Spotify projeta lucro acima do esperado
O Spotify, gigante de streaming de áudio, projetou nesta terça-feira um lucro para o quarto trimestre acima das estimativas de Wall Street, impulsionado por cortes de custos e pelo crescimento expressivo do número de assinantes durante a importante temporada de festas.
Ao longo do último ano, a empresa sueca realizou demissões, encerrou alguns podcasts e reduziu gastos com marketing para elevar a lucratividade. Também aumentou os preços de seus planos nos Estados Unidos, buscando aproveitar a demanda por produtos premium.
O Spotify projeta um lucro operacional de 481 milhões de euros para o quarto trimestre, superando a estimativa média dos analistas da LSEG, que era de 445,7 milhões de euros. A expectativa para usuários ativos mensais também subiu para 665 milhões, acima da estimativa de 661 milhões, segundo a Visible Alpha. A empresa prevê acrescentar cerca de 8 milhões de assinantes premium no trimestre, totalizando 260 milhões.
Oferecendo tanto um serviço gratuito com suporte de anúncios quanto um serviço pago com funções premium completas, o Spotify tem adicionado novos recursos para atrair usuários. Em setembro, expandiu uma ferramenta que utiliza inteligência artificial generativa para criar playlists personalizadas, agora disponível em quatro novos mercados, incluindo os EUA.
Essas iniciativas resultaram em um aumento de 12% no número de assinantes premium, que chegou a 252 milhões, superando a previsão da Visible Alpha de 251 milhões. Os usuários ativos mensais subiram 11%, para 640 milhões, também acima das expectativas.
Apesar do avanço, a receita total da empresa subiu 19% no terceiro trimestre, alcançando 3,99 bilhões de euros, mas ainda abaixo das estimativas de 4,02 bilhões de euros, refletindo um mercado de publicidade digital mais fraco.
No terceiro trimestre, o lucro bruto do Spotify cresceu 40%, totalizando 1,24 bilhão de euros, em linha com as estimativas de 1,22 bilhão de euros. A margem de lucro bruto também melhorou, passando de 29,2% no trimestre anterior para 31,1%.