A Huawei afirma que a evolução do 5G resultará em um aumento de dez vezes no número de conexões.
A Huawei anunciou que a próxima fase do 5G no Brasil, denominada 5.5G Advanced, estará operacional até 2026. De acordo com Atilio Rulli, vice-presidente de Relações Públicas da Huawei para América Latina e Caribe, essa evolução permitirá aumentar em até dez vezes o número de conexões de dados na rede de telefonia móvel. Ele fez essa declaração durante sua participação no evento “Huawei 25 anos” realizado em Brasília, em comemoração ao longo período de atuação da empresa no Brasil.
Rulli explicou que a transição resultará em um aumento significativo, passando de um milhão de conexões por km2 para 10 milhões de conexões por km2, juntamente com velocidades substancialmente mais rápidas, aproximadamente dez vezes mais rápidas.
Essa expansão no número de conexões e na velocidade proporcionará um maior uso da automação e será impulsionada pelo uso da inteligência artificial para facilitar as conexões entre dispositivos. Rulli também destacou que, embora atualmente se fale em “Internet das Coisas,” em dois ou três anos, estaremos falando em “Inteligência das Coisas.” Além disso, ele mencionou que a banda larga fixa de internet também verá melhorias na velocidade, com o aumento do uso de fibra óptica.
Rulli observou que o avanço tecnológico superou as expectativas, resultando em uma implantação mais rápida do 5G do que o previsto nas obrigações do leilão realizado em novembro de 2021. Ele acrescentou que o 5.5G Advanced continuará a focar em melhorias para os clientes empresariais, enquanto os consumidores experimentarão os maiores benefícios com a chegada do 6G, previsto para 2030.
Além disso, o vice-presidente da Huawei anunciou planos de programas de inclusão digital e ações de proteção ambiental na Amazônia em 2023, como parte de um acordo mais amplo entre a Huawei, a UNESCO (agência das Nações Unidas para a educação) e a IUCN (rede global de governos e empresas com foco em ações ambientais).