A Nike projeta uma diminuição na receita à medida que reduz a disponibilidade de produtos clássicos.
A Nike (NYSE: NKE) alertou nesta quinta-feira que sua receita na primeira metade do ano fiscal de 2025 cairá em “um dígito baixo”, à medida que a maior fabricante de artigos esportivos do mundo reduzir as franquias para poupar custos.
O aviso da Nike veio após o fechamento do mercado, e as ações caíram cerca de 6% nas negociações pós-mercado. Os executivos reconheceram que a estratégia direta ao consumidor da Nike não estava impulsionando o crescimento conforme esperado e que a empresa estava perdendo terreno na categoria de corrida.
Em dezembro, a Nike delineou um plano de economia de US$ 2 bilhões, que incluía a redução do fornecimento de produtos com baixo desempenho e a melhoria de sua cadeia de suprimentos.
Em teleconferência nesta quinta-feira, após a divulgação dos resultados, o diretor financeiro da Nike, Matthew Friend, disse aos investidores que a empresa estava reduzindo as encomendas de calçados “clássicos”, como o Air Force 1, bem como os atuais tênis Pegasus Running, à medida que mudava seu foco para os próximos lançamentos e o desenvolvimento de novos produtos.
A Nike superou as estimativas de Wall Street em termos de receita e lucro do terceiro trimestre, apoiada por descontos durante a temporada de festas de fim de ano e pelo lançamento de novos tênis.
A empresa manteve sua previsão de crescimento de 1% da receita para o ano fiscal de 2024.
O lucro trimestral da empresa de 77 centavos por ação superou as estimativas de 74 centavos devido aos cortes de pessoal e ao seu plano de redução de custos.