Cresce número de empresas que investem em criptoativos no Brasil
O inverno cripto parece não ter afetado o interesse de empresas em criptoativos. No Brasil, o número de pessoas jurídicas que declararam investimentos no mercado quebrou recorde recentemente.
De acordo com levantamento de dados da Receita Federal, até agosto de 2022, 12.053 empresas investiram em moedas digitais no país. O relatório traz dados sobre pessoas jurídicas que movimentaram acima de R$ 35 mil criptoativos naquele mês.
Em comparação com julho de 2022, houve um crescimento de quase 6% no número de empresas brasileiras que investem em moedas digitais. Antes do recorde atingido em agosto, 11.360 pessoas jurídicas haviam investido em criptoativos.
Esse número está crescendo fortemente nos últimos três anos, desde que a Receita Federal começou a produzir relatórios sobre a movimentação cripto no Brasil. No primeiro mês do relatório, 2.261 empresas declararam que investiam em ativos digitais no país.
Embora esse número tenha caído entre janeiro e maio de 2020, desde então a quantidade de empresas que investem em criptoativos está aumentando consideravelmente.
Em janeiro de 2022, esse número ultrapassou 10 mil pessoas jurídicas pela primeira vez, depois de alcançar 11.794 naquele mês. Em apenas sete meses, o balanço de empresas que investem em moedas digitais aumentou em 259.
Assim como empresas, o número de investidores cripto classificados como pessoa física também está crescendo no Brasil. Em julho de 2022, esse número atingiu 1,3 milhão de pessoas que investem em criptoativos no país. Já em agosto deste ano, o número chegou aos 1.300.305.
Além do crescimento de investidores pessoas físicas e jurídicas, o relatório da Receita Federal mostra que o BRZ foi o criptoativo mais negociado no Brasil em setembro de 2022. Os dados mostram que mais de R$ 22 milhões da stablecoin foram negociados naquele mês.