Dell supera expectativas com alta demanda por servidores e IA, mas ações caem
A Dell (NYSE: DELL) divulgou nesta quinta-feira resultados acima das expectativas de Wall Street, interrompendo uma sequência de seis trimestres de queda na receita. No entanto, os números não impressionaram os investidores, e as ações da empresa chegaram a cair mais de 13% após o fechamento dos mercados.
O aumento na demanda por computação de alto desempenho e data centers de grande escala, impulsionado pela adoção crescente de inteligência artificial generativa, estimulou investimentos em produtos compatíveis. Isso gerou uma demanda significativa por servidores oferecidos por empresas como a Dell.
Os resultados da Dell foram divulgados poucos dias após a empresa apresentar uma linha de PCs habilitados para IA com processadores Qualcomm e anunciar um novo servidor, que suportará os chips mais recentes da Nvidia (NASDAQ: NVDA) e estará disponível a partir do segundo semestre.
As vendas de servidores da Dell otimizados para IA mais do que dobraram, atingindo 1,7 bilhão de dólares, e a carteira de pedidos cresceu mais de 30%, totalizando 3,8 bilhões, de acordo com o diretor de operações, Jeff Clarke.
Impulsionadas pelo otimismo em relação à demanda por seus servidores otimizados para IA, as ações da Dell acumularam uma alta de mais de 100% este ano, atingindo um recorde no início desta semana.
Na quarta-feira, a HP também superou as previsões do mercado para a receita do segundo trimestre, indicando uma recuperação no mercado de PCs.
A receita do primeiro trimestre fiscal da Dell, encerrado em 3 de maio, aumentou cerca de 6%, alcançando 22,24 bilhões de dólares, superando a estimativa média dos analistas de 21,64 bilhões, segundo dados da LSEG. O lucro ajustado foi de 1,27 dólar por ação, comparado à estimativa do mercado de 1,26.