O Boticário anunciou um investimento de R$ 3,34 bilhões até 2028, incluindo a construção de uma nova fábrica em Minas Gerais.
O Grupo Boticário anunciou um investimento de R$ 4,14 bilhões no Brasil entre 2024 e 2028. Desse total, R$ 800 milhões já haviam sido destinados à fábrica da empresa na Bahia. Os restantes R$ 3,34 bilhões são novos aportes voltados para a construção de uma nova fábrica em Pouso Alegre (MG), melhorias na logística do grupo e expansão da unidade em São José dos Pinhais (PR).
Segundo o CEO da companhia, Fernando Modé, que falou ao Estadão/Broadcast, o Boticário tem ciclos de investimento relativamente curtos, o que permitiu que ele acompanhasse vários deles ao longo de seus 25 anos na empresa. Em 2022, por exemplo, foram investidos cerca de R$ 1 bilhão.
“Estamos estruturando mais dez anos de crescimento para atender à demanda atual e futura. Quando a nova fábrica começar a operar, ela terá uma capacidade inicial de produção, que será expandida gradualmente, como estamos fazendo na Bahia. Os R$ 800 milhões investidos na planta baiana em 2023 já haviam sido anunciados em 2021, mas só foram desembolsados este ano para atingir a capacidade máxima da unidade.”
A construção da nova fábrica em Minas Gerais exigirá um investimento de R$ 1,8 bilhão, com previsão de criação de 800 empregos diretos e aumento de 50% na capacidade produtiva da empresa. A nova unidade está programada para iniciar suas operações em 2028.
Além disso, o grupo planeja investir R$ 700 milhões até 2027 para fortalecer seus centros de distribuição e melhorar a logística em todo o país. Para a expansão da fábrica de São José dos Pinhais (PR), foram reservados R$ 840 milhões, dos quais R$ 560 milhões serão direcionados para aumentar a capacidade produtiva, e R$ 280 milhões para adequações administrativas.
Com a expansão da unidade paranaense, o Grupo Boticário espera gerar 200 novos empregos diretos e aumentar a capacidade produtiva em cerca de 40%.
Modé revelou que a empresa utiliza um modelo de inteligência artificial, que já está em desenvolvimento há cerca de dez anos, para guiar as expansões do grupo. Com mais de 2 mil variáveis analisadas, essa tecnologia auxilia na definição de locais para novos centros de distribuição e outras estruturas logísticas para os franqueados da marca, e também foi determinante na escolha do local da nova fábrica. Entre os fatores considerados estavam as implicações da reforma tributária.
“Estamos ainda avaliando os impactos da reforma tributária em nosso negócio. Fizemos a melhor análise possível com as informações disponíveis. Minas Gerais representa entre o segundo e o terceiro maior mercado em termos de faturamento para nós, o que equilibra a questão da mudança na tributação de origem e destino”, explicou Modé.
As vendas totais (GMV) do Grupo Boticário ultrapassaram R$ 30,8 bilhões em 2023, um crescimento de 30,5% em comparação a 2022. Este desempenho quase dobrou o GMV registrado em 2021, que foi de R$ 18 bilhões. Desde 2013, quando as vendas somavam R$ 8 bilhões, a companhia quase quadruplicou seu GMV em 2023. Modé acredita que os investimentos previstos até 2028 ainda podem ser ampliados.