Pós – Coronavírus. O que será diferente?
O mundo não será o mesmo depois do Coronavírus
Uma coisa é certa, o mundo não será o mesmo após Coronavírus, mas o ponto principal, quais as lições podemos tirar de tudo o que tem acontecido? O que aprendi e a partir de agora FAREI DIFERENTE?
Desde que a pandemia começou, quanta coisa já mudou na sua vida? Provavelmente muitas, não é?
Sem aviso prévio, o mundo inteiro entrou em guerra contra um mesmo inimigo: o coronavírus.
Parece mesmo é que o mundo virou de cabeça para baixo, mas apesar de todos os desafios enfrentados nos últimos tempos, podemos tirar alguns aprendizados.
Desafios na pandemia
Quando você liga a televisão, abre um site de notícias ou as redes sociais, logo de cara se depara com uma enxurrada de conteúdo sobre a pandemia.
Obviamente muito se fala dos casos no Brasil e no mundo, como anda o sistema de saúde, o que os governos estão fazendo etc.
Escolas fechadas, aulas virtuais, home-office, pequenos comércios sem condições de manterem suas lojas e muito mais.
Países do mundo inteiro sentem os efeitos da pandemia na economia. Com várias atividades paradas, a produção e o consumo caem. Ou seja, menos dinheiro girando.
Além disso, as restrições da quarentena fizeram muitos trabalhadores informais ficarem sem fonte de trabalho e renda.
Saúde emocional
De uma hora para outra, as pessoas foram obrigadas a se isolar em casa e a deixar de se encontrar, se reunir, se abraçar.
Junto a isso vem a preocupação, o medo, as incertezas. Estresse, ansiedade e angústia passaram a dominar as pessoas.
Apesar de todo esse contexto queremos ressaltar algumas lições que podemos tirar de todos esses desafios.
1. A importância do coletivo
Essa nova realidade abriu os nossos olhos para a importância do coletivo.
Para combater o coronavírus, toda a população precisa seguir as mesmas regras, preocupar-se uns com os outros. Agir com o pensamento no coletivo.
2. Devemos cuidar da saúde sempre
Percebeu-se a necessidade de se cuidar melhor, ter uma alimentação equilibrada, dormir bem, praticar exercícios. O assunto saúde passou a ser prioridade.
3. Hábitos de higiene são poderosos
Lavar as mãos com água e sabão é tão simples, concorda?
E ao mesmo tempo é uma das medidas mais importantes para combater não só o coronavírus como várias doenças contagiosas.
Portanto, não é nenhum exagero dizer que cultivar bons hábitos de higiene ajuda a salvar vidas. Sendo assim, precisamos levá-los para vida toda.
4. Rever nosso estilo de vida é necessário
Ter um dia a dia agitado e não sobrar tempo para nada é a realidade de um monte de gente. Mas será que isso deveria ser normal?
A pandemia trouxe grandes mudanças para o nosso estilo de vida. Estudar e trabalhar em casa, por exemplo, se tornou a solução para continuar as atividades.
Portanto, fomos obrigados a pensar se o modo como a gente levava a vida antes da quarentena fazia sentido. E já estamos vendo que dá para viver de forma diferente.
5. Consumir com consciência
Poucas pessoas têm o costume de pensar sobre de onde vem os produtos que consomem, quem ganha com isso e questões do tipo.
Mas essa nova realidade chamou a nossa atenção para os pequenos negócios e comércios locais. Afinal, numa crise os grandes conseguem sobreviver, mas os menores não.
Portanto, antes de comprar qualquer coisa, vale a pena fazer essa reflexão.
Adquirir um produto de um comércio do bairro ou de um profissional autônomo, por exemplo, pode causar impactos positivos na vida das pessoas e na economia.
6. Não existe desculpa para ser sedentário
Todo mundo sabe que praticar exercícios é importante, pois ajuda a diminuir o estresse, a ansiedade, a tensão e faz as pessoas se sentirem bem.
Mesmo sabendo disso, muitos sempre fugiram das atividades físicas. A falta de tempo estava entre as principais desculpas para não se exercitar.
Entretanto, agora existem várias opções para praticar exercícios em casa. Além dos aplicativos e vídeos no YouTube, profissionais da área estão oferecendo aulas ao vivo.
O mais bacana é que eles ajudam você a usar o que tem em casa!
Graças a nossa tão querida internet, podemos não só manter contato com as pessoas como conseguimos encontrar várias atividades para fazer em casa.
Você pode aproveitar para estudar, cozinhar e fazer coisas consideradas produtivas.
O que interessa é usar a criatividade para descobrir novas habilidades.
Mesmo parado, continue em movimento
Todos esses aprendizados devem servir não só para enfrentar a pandemia, mas para a vida inteira.
De forma geral, eles nos lembram que devemos cuidar mais da gente, dos outros e que não precisamos ficar parados no mesmo lugar – ainda que fisicamente esse seja o caso.
Cuidado, Talvez você não saiba nada!