Petrobras firma acordo com a Unigel sobre fábricas de fertilizantes no Nordeste.
A Unigel anunciou nesta quinta-feira que firmou um acordo com a Petrobras (BVMF:PETR4) para encerrar os litígios relacionados aos contratos de arrendamento das fábricas de fertilizantes localizadas na Bahia e em Sergipe. Com isso, as unidades retornarão à posse da estatal, em data ainda a ser definida.
Segundo a Unigel, o acordo representa a solução definitiva para as disputas contratuais entre as duas empresas. O prazo estabelecido para a assinatura do contrato vai até 31 de maio, e ambas aguardam a homologação da sentença pelo Tribunal Arbitral, conforme comunicado ao mercado.
Na semana passada, o diretor executivo de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França da Silva, afirmou durante uma videoconferência com analistas que a companhia prevê retomar as operações das plantas a partir de outubro.
“A partir de outubro, também estamos voltando a operar a Fafen Bahia e Fafen Sergipe”, declarou França, logo após a divulgação dos resultados do primeiro trimestre da estatal.
A Unigel não revelou os termos do acordo, alegando cláusula de confidencialidade.
As fábricas haviam sido arrendadas pela Petrobras à Unigel em 2019, por um período de dez anos. No entanto, desde 2023, as operações estão paralisadas. A Unigel justificou a suspensão devido ao alto custo do gás natural no Brasil, que inviabilizava a produção de forma economicamente sustentável.