Como ter maior motivação no trabalho
Motivação no trabalho está faltando em sua vida? Indicamos alguns truques científicos para deixar o desânimo de lado e melhorar o cotidiano
Para ter sucesso profissional na sua vida é fundamental estar motivado, a motivação vem metas estabelecidas, da comemoração de pequenas conquistas, de ser visionário. Porém, o assunto vai além disso, há muitos mais por atrás deste assunto, existe ciência por trás da motivação.
Por que não é fácil manter a motivação?
A resistência do “precisar” fazer
Quando você é forçado a fazer algo, a primeira coisa que aparece é a resistência, você pode perder a vontade de fazer algo que gosta só por achar que precisa fazer. Isso cria um impedimento nos passos para empreender sua vida porque geralmente a pessoa não quer uma coisa que antes era divertida se torne uma tarefa obrigatória.
A biologia do seu cérebro
Os níveis de dopamina são fortemente relacionados com a motivação e a vontade de trabalhar, quem é empreendedor tem um nível mais alto de dopamina nas áreas cerebrais referentes à recompensa e motivação do cérebro, o estriado e o córtex pré-frontal ventromedial. Os mais preguiçosos têm um nível mais alto de dopamina na parte cerebral associada à emoção e ao risco, a ínsula anterior.
A força de vontade
Existe uma diferença entre se sentir motivado e descobrir a si mesmo, descobrir a capacidade de desenvolver e realizar tarefas definidas por você mesmo. Uma descoberta recente é finitude dessa força de vontade, você tem uma quantidade de vontade em um determinado dia e, depois que isso é sugado até a última gota, você se sente menos capaz de fazer certas coisas.
Essencialmente, quanto mais decisões tomadas, maior fica a possibilidade de termos fadiga com essas escolhas diárias, o tempo vai passando e a força de vontade vai se esvaindo e, consequentemente, diminui a motivação para seguir em frente.
O que fazer para evitar essa fadiga interfere nas nossas decisões?
– Uma peça fundamental é desenvolver uma rotina que tenha solidez, todos os dias ao acordar estamos fazendo escolhas em potencial, desde decidir o que comer até o que vamos vestir. Determinar a regularidade do que vai ser feito diariamente diminui a quantidade de decisões a serem tomadas, uma vez que você tem um foco você consegue economizar a energia da motivação e usá-la de forma mais sábia e para decisões mais importantes.
– Não deixe de enfrentar as tarefas de maior importância primeiro, não importa a rotina que foi determinada, seja ela boa ou ruim, na sua opinião, ao final do dia você também estará cansado. Certifique-se de que as suas prioridades sejam feitas incialmente, no período da manhã por exemplo, porque isso garante que você irá depositar suas melhores energias e essas tarefas serão executadas com um nível mais alto de foco.
– Perca o hábito de se comprometer com o que não é necessário, às vezes fazemos coisas que não temos exatamente tempo de sobra para executar. Essas tarefas ocasionais atrapalham a sua força de vontade e prejudica algo de uma área que é mais importante da sua vida. Diga não quando precisar. Não é uma habilidade fácil de dominar, mas você vai descobrir a extrema importância para produzir efetivamente em sua vida.