5 Dicas para quando você perder a motivação
5 Dicas para quando sua motivação for embora, afinal, precisamos buscar soluções quando o tédio bate e se torna difícil colocar nossos planos em prática
Nem sempre é fácil mantermos nossa motivação, até mesmo para coisas mais simples do nosso cotidiano. Portanto, em momentos assim só queremos algumas dicas de como sair dessa situação e voltarmos a perseverar em nossas vidas.
A pandemia trouxe o medo de uma nova doença desconhecida, mudanças na forma como trabalhamos e até mesmo como nos relacionamos com outras pessoas. Esses fatores podem deixar a cabeça de qualquer um em parafuso, fazendo com que seja difícil seguir adiante nesse momento.
No entanto, como a vida é feita de ciclos, é preciso encarar em alguns momentos os que não são agradáveis, o importante é não desistir. Dessa maneira, confira algumas dicas para quando a motivação fugir de você.
1. Não se apavore, é algo temporário
Frequentemente, a perda da motivação é algo que anda de mãos dadas com os períodos em que estamos tristes ou preocupados. Quantas vezes já experimentamos esse tipo de situação. O melhor é aprender a lidar com ela e reconhecer que é algo cíclico, que logo vai se dissipar em nossa vida. No entanto, se você acredita que está passando por algo mais sério, como uma depressão, é importante buscar ajuda profissional e seguir o tratamento adequado.
2. Aja até a motivação voltar
A ação impulsiona a motivação, mais do que o inverso. Dessa forma, lance alguns desafios para você de forma gradativa. Se você costumava correr 1 hora por dia, retorne com 5 minutos. A mesma coisa com o trabalho e estudos, mesmo que pareçam metas insignificantes. Dessa maneira, com o tempo você conseguirá a motivação necessária para fazer as coisas de antes. Siga a dica: pequenos passos são muito importantes!
3. Faça planos levando em consideração sua baixa concentração
Ao ficarmos desmotivamos, nossa concentração também sofre. Portanto, escolha ações que façam com que você não precise utilizá-la muito. Um exemplo disso são projetos como “ler um livro por semana”, sem a concentração devida, dificilmente você conseguirá fazer com que a experiência seja proveitosa.
4. Analise fatores fisiológicos
Reveja alguns conceitos em sua vida, tente descobrir o que pode causar a baixa motivação. Muitas vezes problemas na tireoide, deficiência em ferro ou baixo teor de vitamina B12, podem acarretar o problema, portanto, procure um médico e coloque o checkup em dia.
5. Experimente novidades
Mais uma das dicas que parecem simples, entretanto, são fundamentais é experimentar coisas novas. Às vezes, quando nos sentimos entediados, deprimidos e consequentemente, sem motivação, o ideal é buscarmos novos aprendizados, novas pessoas, novas rotinas e tudo o que mude nossa perspectiva diante da vida. Quando fazemos isso, novos objetivos surgirão e junto com eles, mais motivação.