Google libera serviço de IA “Bard” para testes antes de lançamento público

Postado Por: Redação Categoria: Tecnologia Comentários: 0

Google libera serviço de IA “Bard” para testes antes de lançamento público

Por Michael Elkins

Investing.com – A Alphabet (NASDAQ:GOOGL) (NASDAQ:GOOG), empresa controladora do Google, anunciou nesta segunda-feira, em uma publicação em seu blog, que pretende lançar um serviço de chatbot chamado “Bard”, baseado em LaMDA, inteligência artificial (IA) do Google capaz de gerar sentenças similares às humanas. A empresa de tecnologia abriu o serviço de IA conversacional para teste, a fim de colher a opinião dos usuários, e deverá lançá-lo para o público nas próximas semanas.

De acordo com a publicação do CEO Sundar Pichai, o Google pretende adicionar recursos baseados em IA em seu mecanismo de busca, a fim de sintetizar informações e responder a consultas complexas, como saber se é mais fácil aprender a tocar guitarra ou piano. E o Google fornecerá ferramentas, primeiramente baseadas em LaMDA e depois em outra tecnologia de IA, a desenvolvedores web, criadores e empreendedores a partir do próximo mês.

“Estamos trabalhando em um serviço experimental de IA conversacional, baseado em LaMDA, que chamamos de ‘Bard’. E hoje estamos dando mais um passo em direção à sua abertura a usuários confiáveis que realizarão testes na plataforma, antes de ela ser disponibilizada para o público nas próximas semanas”.

“O Bard busca combinar a grande variedade de conhecimento do mundo com o poder, a inteligência e a criatividade dos nossos modelos de linguagem humana. Ele coleta informações da web, a fim de fornecer respostas novas e de alta qualidade. O Bard pode ser um veículo de criatividade e uma plataforma de lançamento para a curiosidade, ajudando a explicar as novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb da NASA para uma criança de 9 anos ou aprender mais sobre os melhores atacantes do futebol no momento e montar treinamentos para desenvolver suas habilidades.”

As ações do GOOG e GOOGL fecharam com uma queda de 1,79% e 1,66%, respectivamente, no pregão de segunda-feira.

Compartilhar Post