Oi fecha acordo de financiamento com BTG Pactual para impulsionar operações
A Oi (BVMF:OIBR3) anunciou hoje cedo que fechou um novo acordo de financiamento com o banco BTG Pactual (BVMF:BPAC11), que é um dos credores da empresa. O valor do financiamento é de 300 milhões de dólares e possui termos que são mais favoráveis para o grupo de telecomunicações, que se encontra em sua segunda recuperação judicial consecutiva.
De acordo com a empresa, as condições do empréstimo incluem uma data de vencimento em dezembro de 2024 e uma taxa de juros de 13% ao ano, composta por 6% de pagamento in kind (PIK) e 7% em dinheiro. Isso resulta em um custo total, incluindo taxas e encargos, de 20% ao ano em dólares americanos ou o equivalente em reais.
A garantia para este empréstimo é representada por 95% das ações da V.tal, uma operadora de rede neutra que é o principal ativo restante da Oi.
Os recursos provenientes deste empréstimo serão utilizados para pagar antecipadamente a dívida referente a um acordo anterior de empréstimo no valor de 200 milhões de dólares. Qualquer saldo remanescente será destinado a atender às necessidades de capital de giro do Grupo Oi e a investimentos para manter suas operações em funcionamento.
A conclusão dessa transação está sujeita à aprovação pelo tribunal responsável pelo processo de recuperação judicial da Oi. Uma das condições necessárias é que o tribunal aceite que a garantia proposta neste novo acordo irá substituir a alienação fiduciária das ações da V.tal, que foi parte de uma emissão de dívida anterior.