Binance e CZ podem enfrentar acusações criminais, diz WSJ
Uma nova matéria recentemente publicada pelo The Wall Street Journal (WSJ) na terça-feira (26) alega, com base em fontes anônimas, que a Binance está enfrentando desafios significativos e está sob a ameaça de ações regulatórias por parte das agências governamentais dos Estados Unidos.
De acordo com o artigo, tanto a maior plataforma de troca de criptomoedas do mundo, a Binance, quanto seu CEO, Changpeng Zhao (CZ), podem potencialmente encarar acusações criminais em um futuro próximo. A empresa e seu líder têm sido alvo de várias investigações e litígios com órgãos reguladores, e estão testemunhando uma redução nos volumes de negociação.
Segundo dados da plataforma de análise Kaiko, a participação da Binance nas transações diretas de criptomoedas caiu para cerca da metade do que costumava ser no início do ano, quando era aproximadamente 70%.
Além disso, a Binance está em processo de demissão em massa de seus funcionários, com cerca de 1.500 demissões já ocorridas, e tem visto vários de seus executivos deixarem a empresa.
Yi He, cofundadora e diretora de marketing da Binance, foi citada pelo WSJ dizendo: “Cada desafio é uma questão de vida ou morte, e a única coisa que pode nos derrotar somos nós mesmos.”
O WSJ também mencionou que a indústria de criptomoedas acredita que, a longo prazo, outras empresas poderão ocupar o lugar da Binance no mercado. No entanto, a possível saída da Binance no curto prazo poderia impactar negativamente a liquidez do mercado.
Anthony Georgiade, cofundador da Innovating Capital, declarou: “É simplesmente impossível prever o que aconteceria com a indústria se a Binance desaparecesse, já que ela desempenhou um papel fundamental no estímulo à inovação e crescimento.”
O Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) está investigando a Binance há aproximadamente um ano, o que poderia levar a acusações criminais e multas bilionárias, de acordo com o artigo.
No entanto, algumas vozes na indústria de criptomoedas, como o CIO da Bitwise, Matt Hougan, veem essa situação com ceticismo. Em uma recente postagem nas redes sociais, ele destacou que o mundo das criptomoedas é resiliente e “antifrágil”.
Hougan esclareceu que não está fazendo previsões sobre o futuro da Binance, afirmando que a plataforma pode crescer ou diminuir, mas ele não acredita que isso determinará o destino das criptomoedas.