Projeto Kuiper é iniciado com o lançamento de 27 satélites pela Amazon
A Amazon deu início à implantação do Projeto Kuiper, sua ambiciosa constelação de internet via satélite, com o lançamento dos primeiros 27 satélites nesta segunda-feira (28), diretamente da Flórida. O movimento marca o início de sua disputa direta com a Starlink, da SpaceX, no setor de internet de banda larga global.
Avaliado em US$ 10 bilhões e anunciado em 2019, o Kuiper prevê o lançamento de 3.236 satélites em órbita terrestre baixa, com o objetivo de oferecer conexão estável para consumidores, empresas e governos — especialmente em regiões rurais ou com acesso limitado à internet. O lançamento foi realizado às 20h, por meio de um foguete Atlas V da United Launch Alliance, uma parceria entre Boeing e Lockheed Martin. A decolagem havia sido inicialmente marcada para 9 de abril, mas foi adiada devido ao mau tempo.
Embora o plano inicial fosse iniciar os lançamentos no começo de 2024, a missão foi adiada por mais de um ano. A Amazon enfrenta agora o desafio de cumprir o cronograma imposto pela Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC), que exige a implantação de metade da constelação — 1.618 satélites — até meados de 2026. Considerando o atraso no início, a empresa poderá solicitar uma extensão do prazo.
Com o Kuiper, a Amazon entra de vez na briga com a Starlink e outros gigantes das telecomunicações, como AT&T e T-Mobile, mirando um mercado global cada vez mais dependente de conectividade em tempo real.