Carreiras de TI que estão em alta em 2021
Conheça as carreiras de TI que estão em ascensão para esse ano e os próximos
A atual situação do mundo não anda muito favorável. A pandemia do novo coronavírus chegou trazendo efeitos devastadores em questão de saúde e também trouxe muitos prejuízos financeiros. O desemprego alcançou níveis altíssimos, inclusive, em países de primeiro mundo.
No Brasil não é diferente, a taxa de desemprego chegou à 13,5%, que corresponde a cerca de 13,4 milhões de pessoas na fila buscando um trabalho. As medidas de distanciamento social para evitar a propagação do vírus, deixaram uma série de atividades econômicas paralisadas. Dentro desse cenário, a taxa de informalidade também aumentou, já que as pessoas tiveram que usar a criatividade para pagar as contas.
Carreiras de TI e o mercado de trabalho
As carreiras de TI são uma boa pedida para quem quer mais oportunidades de empregos, no entanto, sabemos que somente ingressar em uma área de TI não traz a certeza de conseguir uma contratação. O profissional deve estar preparado para o que o mercado deseja, além de procurar o aperfeiçoamento constante.
Ainda assim é um setor em crescimento constante. A Brasscom divulgou um estudo que revela a possibilidade de um déficit de 290 mil profissionais da área de TI em 2024. No entanto, alguns especialistas apostam em um número muito maior, cerca de 400 mil profissionais. Ainda de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação, as instituições de ensino precisam formar mais de 70 mil profissionais por ano.
Competências para a área de TI
Durante essa pandemia as vagas de TI tiveram um aumento de 1,2%, e estima-se que 70 mil vagas são abertas todos os anos. Nesse setor os profissionais devem ter algumas competências que aumentarão suas chances de emprego. Confira as principais:
Domínio do Inglês
Essa é uma questão relativa. Para trabalhar com TI, o profissional não precisa necessariamente ser fluente em um outro idioma, entretanto, saber inglês pode ser um diferencial.
Capacidade de adaptação
Essa é uma competência bastante valorizada por grandes empresas. Com a evolução constante do setor de TI é necessário viver em um constante aprendizado para lidar com todas as novidades que forem surgindo.
Trabalho em equipe
A tecnologia invadiu completamente as empresas desde as de pequeno, até as de grande porte, dessa forma, cada trabalhador de TI realiza uma função e traz a necessidade de saber trabalhar em equipe.
Boa comunicação
Muita gente acredita que o profissional de TI trabalha sozinho, isolado na frente de um computador, no entanto não é dessa forma. Como vai trabalhar com várias pessoas diferentes, as empresas valorizam que ele saiba conversar com clientes e colegas de trabalho.
Ser autodidata
Se cursar uma faculdade não é suficiente para quem quer seguir essa carreira. É preciso desenvolver as habilidades necessárias para aprender as coisas sozinho(a). Essa é uma qualidade muito valorizada nas empresas.
Ter foco
Trabalhar na frente de um computador pode tirar o foco de alguém. Plataformas de vídeos, redes sociais e até jogos, podem ser bastante atraentes nos momentos errados. Diante disso, é necessário ter foco e saber desenvolver o trabalho de forma prática.
Criatividade
Não são somente os profissionais da parte de design que devem usar seu lado criativo. Os profissionais de TI são aqueles que solucionam problemas, dessa forma, pensar fora da caixa pode ser um diferencial na hora de encontrar soluções.
As carreiras de TI para 2021
Cloud computing
A tecnologia de nuvens está sendo cada vez mais utilizada. Com ela podemos compartilhar e guardar um número grande de informações. Dessa forma, alguns profissionais são requisitados, como os arquitetos de nuvens. Eles são pessoas que planejam e implementam a manutenção de ferramentas e aplicativos em nuvem. É necessário conhecer programação, redes, sistema e segurança, para ingressar nessa carreira.
Segurança da Informação
A segurança da informação é um assunto importante para qualquer organização. As empresas devem proteger seus sistemas para manter a confidencialidade de dados delas e de clientes. Dessa forma, os profissionais dessa área trabalham para garantir que esses dados sejam protegidos, evitando o ataque de hackers.
Internet das coisas
Também chamada de IoT (Internet of Things). Essa profissão descreve a rede de objetos físicos que trabalham em conjunto com softwares e outros dispositivos. Dessa forma, eles podem ser desde objetos que utilizamos em casa, até ferramentas industriais.
Programação
A programação é há muito tempo uma das profissões mais importantes da área de TI. Com ela o profissional pode desenvolver softwares e recursos que otimizam os processos corporativos.
Desenvolvedor
Muita gente confunde o desenvolvedor com o programador, no entanto, esse último tem a função de escrever programas. Já o primeiro desenvolve uma solução ou ideia, além de testar soluções tecnológicas em sistemas e dispositivos tanto móveis, quanto web.
Inteligência Artificial
A inteligência artificial está presente em nossas vidas de várias formas. Através de chatbots, que resolvem os problemas dos clientes de forma mais rápida. Também possuem assistentes inteligentes e até aquelas recomendações feitas por alguns sites, de acordo com o que o usuário acessa. O profissional que trabalha nessa área não tem uma graduação específica. No entanto, profissionais de ciência da computação, matemática e engenharia podem ingressar nessa profissão.
Em suma, no meio de tantos problemas e desemprego, aqueles que desejam escolher uma profissão com boas chances no mercado, podem conseguir através das carreiras de Ti. O ano de 2021 promete ser bastante vantajoso para os que atendem os perfis citados aqui.