Carros da Tesla não serão aprovados como totalmente autônomos este ano, diz Musk

Postado Por: Redação Categoria: Tecnologia Comentários: 0

Carros da Tesla não serão aprovados como totalmente autônomos este ano, diz Musk

Por Hyunjoo Jin e Akash Sriram

(Reuters) – O sistema de assistência ao motorista da Tesla (NASDAQ:TSLA) não obterá aprovação regulatória em 2022, disse o presidente-executivo da montadora, Elon Musk, sinalizando que a empresa ainda não é capaz de satisfazer as autoridades de que seus carros podem transitar sem alguém ao volante.

A montadora vende um complemento de software de 15 mil dólares chamado “Autodireção Completa” (FSD), que permite que seus veículos mudem de faixa e estacionem de forma autônoma. A opção amplia o sistema padrão de “piloto automático”, que permite que os carros andem, acelerem e freiem dentro de suas faixas sem intervenção do motorista.

Musk disse que a Tesla espera lançar um software FSD atualizado no final do ano, acrescentando que, embora seus carros não estejam prontos para não ter ninguém ao volante, os motoristas raramente precisam tocar nos controles do volante.

“O carro poderá levá-lo da sua casa ao trabalho, à casa do seu amigo, ao supermercado sem que você toque no volante”, disse ele.

“É uma questão separada se terá aprovação regulatória. Não terá aprovação regulatória neste momento”, acrescentou.

Musk também disse que a Tesla espera fornecer uma atualização do FSD em 2023 para mostrar aos reguladores que a tecnologia é muito mais segura do que o motorista humano médio.

O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV) disse nesta quinta-feira apenas que “tem uma revisão contínua do design pretendido e das capacidades tecnológicas dos veículos da Tesla”.

O regulador disse anteriormente que está avaliando se os testes de direção autônoma da Tesla exigem aprovação regulatória, após “vídeos mostrando um uso perigoso dessa tecnologia” e investigações federais sobre acidentes envolvendo veículos da Tesla.

Musk disse que a versão beta “totalmente autônoma” da Tesla requer intervenção humana e, portanto, não está sujeita aos regulamentos sobre veículos autônomos.

(Por Akash Sriram e Hyunjoo Jin)

Compartilhar Post