Clima afeta vendas de pelotas e receita da Vale decepciona no 1º tri
A Vale reportou uma receita 4% abaixo das projeções de consenso no primeiro trimestre, além de uma queda de 1% em relação às estimativas do Barclays. O desempenho fraco foi puxado principalmente pelas vendas de pelotas, impactadas por condições climáticas adversas.
Apesar do resultado abaixo do esperado, a mineradora manteve sua projeção de produção para o ano fiscal de 2025, indicando que pretende entregar entre 325 e 335 milhões de toneladas. No entanto, analistas já apontam a possibilidade de rebaixamento nas estimativas de EBITDA antes da divulgação dos resultados financeiros na próxima semana.
A produção de minério de ferro no 1º trimestre somou 67,7 milhões de toneladas, 6% abaixo do consenso da Bloomberg e representando uma queda de 4% na comparação anual e 21% em relação ao 4º trimestre. Entre os principais fatores que prejudicaram o desempenho estão as fortes chuvas que atingiram o sistema Norte, um bloqueio de cinco dias na ferrovia de Carajás e um período de manutenção de 49 dias na usina de Cauê.
A produção de pelotas também foi significativamente afetada, com queda de 15% em relação às estimativas do Barclays e 23% abaixo do consenso. O recuo foi causado principalmente pela menor disponibilidade de pellet feed e pelos altos níveis de umidade do material, também em função das chuvas.
Os embarques de minério de ferro no trimestre ficaram 2% abaixo do consenso, com retração de 17% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Durante esse período, a companhia liberou 1,6 milhão de toneladas de inventário. Já o teor médio das vendas caiu para 61,7%, frente aos 62,4% registrados no 4º trimestre, refletindo um aumento expressivo — de 129% — na venda de produtos com maior teor de sílica.
O preço realizado do minério de ferro (excluindo ROM) ficou 1% abaixo das expectativas, refletindo a mudança no mix de produtos. Em relação às pelotas, os embarques caíram 11% frente às estimativas e 18% abaixo do consenso. Por outro lado, os preços realizados se mantiveram em linha com as previsões, com leve queda de 1%.
No geral, a receita da divisão de minério de ferro — calculada com base nos volumes vendidos e nos preços realizados — ficou 4% aquém do consenso de mercado.