Fundador do Telegram é detido na França

Postado Por: Redação Categoria: Tecnologia Comentários: 0

Fundador do Telegram é detido na França

Neste sábado (24.ago.2024), o CEO e fundador do Telegram, Pavel Durov, de 39 anos, foi preso na França. Assim que desceu de seu avião no aeroporto de Le Bourget, na região metropolitana de Paris, ele foi abordado pela polícia francesa, conforme reportado pelo jornal francês TF1.

Durov é acusado de ser cúmplice de “tráfico de drogas, crimes contra crianças e fraudes” e é alvo de um mandado de busca. A prisão provisória foi executada pela Justiça francesa, que considerou que o executivo teria recursos e meios para deixar o país caso fosse apenas notificado. Ele havia chegado à França vindo do Azerbaijão, e, segundo o TF1, a polícia considerou sua chegada como um “erro”, já que ele estava ciente da investigação em andamento.

O envolvimento de Durov nesses crimes está relacionado à falta de moderação no Telegram, o que teria permitido que grupos criminosos se comunicassem na plataforma. Fundado em 14 de agosto de 2013 por Pavel e seu irmão Nikolai Durov, o Telegram alcançou a marca de 1 bilhão de usuários em 2024.

Compartilhar Post