God of War Ragnarök tem referência inesperada

Postado Por: Redação Categoria: Games Comentários: 0

God of War Ragnarök tem referência inesperada

God of War Ragnarök, mais recente lançamento da Sony e encerramento da saga de Kratos e Atreus no panteão nórdico, traz mais que uma história cheia de drama e ação. Há, também, ao menos uma referência que absolutamente ninguém esperava.

Pedimos aqui cuidado com spoilers de God of War Ragnarök. A referência em questão não traz revelações sobre o destino de quaisquer personagens. Trata-se apenas de um detalhe que integra o enredo do jogo. Ainda assim, se quiser surpresa absoluta, volte e leia após cumprir o objetivo “O Fujão”.

Spoilers de God of War Ragnarök a seguir.

Após receber um tour por Asgard de Odin em sua primeira visita ao reino dos Aesir, Atreus conversa com o pai-de-todos novamente e é incubido de uma missão.

Junto de Thor, o filho de Kratos, chamado por Odin de “Loki”, deve traduzir inscrições que, teoricamente, o guiarão para pedaços de um tesouro. Tal item dará ao portador a possibilidade de entrar numa fenda dimensional sobre a qual Asgard foi criada, para Odin, onde está localizado todo o conhecimento do universo.

atreus e odin com a mascara de loki
Sony

O que chama atenção não é a missão, mas, sim, o item valioso tão sagrado para Odin: uma máscara de pedra. Imediatamente, o subconsciente de quem se interessa por mitologia ou tem o mínimo de contato com cultura pop fica em alerta, e o jogador pensa “olha, é a máscara do Loki.”

God of War Ragnarök é rico em detalhes e traz conteúdos tirados diretamente da mitologia, graças a um trabalho minucioso da Santa Monica Studio na elaboração da nova era de God of War. Contudo, esse caso é… Diferente.

imagem de atreus segurando a mascara de loki
Sony

Em numerosas e extensas pesquisas na internet, nenhum tipo de “máscara de Loki” é listado como um item mitológico presentes nas histórias de reinos nórdicos. O único local em que tal relíquia é utilizada com a mesma definição é de cair o queixo.

A tal máscara de Loki marca presença em um dos filmes mais populares da década de 1990 e apeneas nele: O Máskara, de 1994, estrelado por Jim Carrey. No filme, o item que dá os poderes e transforma o portador é definido como relicário da magia do deus nórdico da trapaça.

Imagem de atreus com a mascara de loki e jim carrey no filme o maskara
Montagem/Sony/Columbia

Desta forma, tanto no filme de 94 quanto em O Filho do Máskara, de 2005, e também nos quadrinhos, apenas ao usar a máscara e render a própria personalidade a Loki é possível utilizar a magia e habilidades da máscara, como mudar de forma (uma das característica do deus nórdico).

Assim sendo, é possível que os roteiristas de God of War tenham se lembrado do item e não pesquisado se, de fato, ele é mitológico ou não, antes de o inserir no jogo, mas isso é pouco provável.

imagem de gameplay de atreus segurando a mascara de loki
Sony

A probabilidade maior fica na chance de que tal aparição no game seja uma grande homenagem aos filmes e ao personagem O Máskara, que possui em seu história uma homenagem ao deus nórdico Loki, um dos protagonistas de God of War Ragnarök.

No jogo, os poderes reais da “máscara de Loki” não são descobertos, uma vez que o item é destruído em situações que acarretam a conclusão do enredo principal.

Compartilhar Post