Google tornará obrigatória sinalização de conteúdo gerado por IA em anúncios eleitorais
O Google anunciou que, a partir de meados de novembro, tornará obrigatória a inclusão de uma clara e evidente divulgação em todos os anúncios eleitorais que contenham conteúdo gerado por inteligência artificial (IA). Essa política se aplicará a conteúdos de imagem, vídeo e áudio em todas as suas plataformas, de acordo com a empresa controlada pela Alphabet (NASDAQ: GOOGL).
A crescente adoção da IA generativa tem criado oportunidades para o uso dessa tecnologia na criação de conteúdo, como roteiros de filmes, vídeos, imagens e áudio em anúncios. As deepfakes, produzidas por algoritmos de IA, representam uma ameaça à distinção entre realidade e ficção, tornando difícil para os eleitores diferenciar o que é real do que é falso.
A empresa de segurança cibernética Mandiant, que é de propriedade do Google, relatou recentemente um aumento no uso da IA para conduzir campanhas de desinformação online nos últimos anos. A IA generativa permitiria que grupos com recursos limitados produzissem conteúdo de alta qualidade em grande escala, de acordo com a Mandiant.
Devido a preocupações com desinformação em suas plataformas, o Google tem implementado atualizações em suas medidas de transparência, especialmente à medida que as eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2024 se aproximam. A empresa esclareceu que conteúdo sintético que não seja relevante para as alegações feitas no anúncio estará isento dos requisitos de divulgação.