GTA: San Andreas ainda é o jogo mais perigoso da franquia
A divisão de Los Santos entre gangues em GTA: San Andreas é marca registrada do clássico produzido pela Rockstar. CJ precisa tomar cuidado com onde pisa enquanto explora o mapa, já que aparecer no bairro errado pode levar ao início de um tiroteio.
Mais do que em qualquer outro jogo lançado na franquia até hoje, gangues são cruciais para o mundo de San Andreas. Grove Street Families, Ballas, Varrios Los Aztecas; esses nomes marcaram para sempre a história da indústria, desde a primeira aparição no game de 2004.
É sempre uma emoção passar ao lado de quatro Ballas armados sem ter a menor ideia de como eles vão reagir — se vão atirar imediatamente ou se vão ignorar CJ. Qualquer jogador sem um colete à prova de balas ou pelo menos uma pistola pode morrer facilmente ao cruzar o caminho de alguém. Às vezes, a única maneira de se salvar é correr — e, convenhamos, são poucos os jogos em que os NPCs nos colocam para correr tão facilmente.
Conforme avançamos no jogo, é possível diminuir a presença de outras gangues em determinados territórios por meio daquele minigame horroroso de batalha entre gangues. No entanto, existe algo de especial em simplesmente recrutar parceiros aleatórios nas ruas e sair atirando nas gangues rivais nos territórios delas ou mesmo trocar tiros com a polícia, caso necessário.
Caótico, rico e histórico, GTA: San Andreas sempre estará entre os jogos mais importantes de todos os tempos. Inclusive, aproveito para dizer que a coletânea Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition passou por algumas melhorias notáveis recentemente. Ainda existem muitos problemas nas novas versões dos clássicos da era PS2 remasterizados, mas a experiência já é bem superior ao que era no lançamento.