O Google dispensa centenas de colaboradores nas áreas de Assistente, hardware e engenharia.

Postado Por: Redação Categoria: Ações Comentários: 0

O Google dispensa centenas de colaboradores nas áreas de Assistente, hardware e engenharia.

O Google, empresa-mãe Alphabet (NASDAQ: GOOGL), anunciou na quarta-feira a demissão de centenas de funcionários em diversas equipes, incluindo a saída dos co-fundadores da Fitbit, James Park e Eric Friedman, enquanto a gigante da tecnologia prossegue com seus esforços de redução de custos.

A demissão abrange centenas de colaboradores na unidade de Assistente de Voz, com cortes também nas equipes de hardware responsáveis pelos produtos Pixel, Nest e Fitbit, além da dispensa da maioria dos integrantes da equipe de realidade aumentada. A equipe central de engenharia do Google também está sendo impactada, com cortes em centenas de funções.

O Google adquiriu a empresa de monitoramento de saúde e condicionamento físico, Fitbit, por 2,1 bilhões de dólares em 2021, continuando a lançar novas versões do Pixel Watch para competir com dispositivos Fitbit e o Apple Watch.

Um porta-voz do Google afirmou à Reuters em comunicado que, durante o segundo semestre de 2023, diversas equipes implementaram mudanças para aumentar a eficiência e alinhar recursos com as maiores prioridades de produto. Essas mudanças organizacionais incluem a eliminação de funções em escala global, embora o número exato de funções afetadas não tenha sido especificado.

A reorganização ocorre em um contexto em que empresas como a Microsoft (NASDAQ: MSFT) e o Google estão focando na crescente adoção da tecnologia de inteligência artificial generativa, seguindo o sucesso do ChatGPT da OpenAI.

No ano passado, o Google anunciou planos para integrar recursos de inteligência artificial generativa ao seu assistente virtual, possibilitando que o assistente execute tarefas como auxiliar no planejamento de viagens ou gerenciar e-mails, com capacidade para fazer perguntas de acompanhamento.

Em janeiro de 2023, a Alphabet anunciou a intenção de cortar 12.000 empregos, correspondendo a 6% de sua força de trabalho global. Em setembro de 2023, a Alphabet contava com 182.381 funcionários em todo o mundo.

Compartilhar Post