O presidente do iFood será o novo líder do grupo holandês de tecnologia Prosus.
O investidor holandês em tecnologia Prosus e seu grupo controlador sul-africano Naspers anunciaram nesta sexta-feira a nomeação do brasileiro Fabricio Bloisi, presidente do iFood, como novo CEO. Ele substituirá Bob van Dijk, que deixou o cargo em setembro do ano passado.
A Prosus, cujo principal ativo é uma participação de 26% na gigante chinesa de tecnologia Tencent, informou que Bloisi assumirá o comando das duas empresas a partir de 1º de julho.
“Fabricio Bloisi possui uma combinação única de visão estratégica, profunda experiência operacional e forte disciplina. O conselho acredita que essas habilidades o tornam a pessoa ideal para nos liderar neste momento”, declarou Koos Bekker, presidente da Prosus e da Naspers, em comunicado.
O iFood é controlado pela holding de tecnologia Movile, cofundada por Bloisi e também controlada pela Naspers.
“Uma empresa como a Prosus deve desempenhar um papel crucial na identificação de novas tecnologias, como a inteligência artificial, que impactam o mundo, especialmente os mercados emergentes”, afirmou Bloisi.
Ervin Tu, que ocupava interinamente o cargo de CEO, foi nomeado presidente e diretor de investimentos, enquanto Bloisi assumirá a liderança.
Às 8h14 (horário de Brasília), as ações da Prosus e da Naspers registravam queda de mais de 3%.
Analistas da Jefferies expressaram dúvidas sobre a adequação de Bloisi para o novo cargo, destacando que suas habilidades como proprietário-operador podem não ser totalmente aproveitadas na Prosus, onde os investimentos em empresas de capital aberto e fechado têm seus próprios gestores.
“Preferiríamos ver um alocador de capital com experiência comprovada em mercados de empresas abertas ou privadas no comando da Prosus”, comentaram os analistas.