O YouTube irá exigir que os usuários identifiquem vídeos criados com inteligência artificial.

Postado Por: Redação Categoria: Tecnologia Comentários: 0

O YouTube irá exigir que os usuários identifiquem vídeos criados com inteligência artificial.

O YouTube implementou uma exigência para que os criadores incluam um aviso ao publicar conteúdos realistas produzidos com inteligência artificial (IA). O objetivo da plataforma é evitar a confusão entre vídeos manipulados e fictícios com eventos, locais e pessoas reais.

Agora, durante o processo de publicação de vídeos, os criadores devem indicar se o conteúdo faz uma pessoa real dizer ou fazer algo que ela não fez, se altera registros visuais, eventos reais ou lugares, e se gera uma cena realista que nunca existiu. Ao selecionar “sim”, um aviso de que o conteúdo é sintético ou alterado aparecerá na descrição do vídeo.

O sistema confia na honestidade do usuário em declarar o conteúdo de seu vídeo, mas o YouTube afirma que pode adicionar um aviso mesmo se o criador não o fizer. Além disso, outros rótulos serão incluídos em vídeos com conteúdos sensíveis, como saúde, eleições e finanças.

Essa medida, implementada na segunda-feira, 18 de março, foi anunciada originalmente em novembro de 2023 como uma atualização das políticas do YouTube para conteúdos baseados em IA. Vale ressaltar que vídeos gerados por IA que não usam a aparência ou voz de uma pessoa real, nem alteram eventos ou locais reais, não são afetados por essa medida.

Outro recurso mencionado em novembro, mas ainda não implementado na última atualização da plataforma, é a possibilidade de uma pessoa comum solicitar uma análise em vídeos de deepfake que usam sua imagem.

Compartilhar Post