Rússia afirma que ataques DDoS Telegram e WhatsApp derrubaram.
Usuários russos do WhatsApp e do Telegram enfrentaram dificuldades para acessar as plataformas de mensagens nesta quarta-feira, devido a uma interrupção que, segundo o serviço estatal de monitoramento de comunicações, foi provocada por um ataque de negação de serviço distribuído (DDoS).
O serviço informou que o ataque foi repelido e que as redes de mensagens foram restauradas ao funcionamento normal. A mídia russa relatou que outros sites, como Wikipedia, Skype e a rede social Discord, também sofreram impactos.
“Relacionada a um ataque DDoS às operadoras de telecomunicações russas, a interrupção foi”, declarou o serviço em comunicado, sem identificar os responsáveis.
A interrupção nos aplicativos de mensagens nesta quarta-feira ocorreu semanas após os serviços russos de monitoramento da Internet reportarem uma interrupção em massa na disponibilidade do YouTube, enquanto autoridades russas intensificavam as críticas à plataforma.
Falhas no aplicativo Signal foram relatadas por centenas de usuários russos no início deste mês.
O acesso ao Telegram começou a ser bloqueado pela Rússia em 2018. A medida afetou vários serviços de terceiros, mas teve pouco impacto na disponibilidade do Telegram.
Considerada uma organização “extremista” por Moscou em 2022, a controladora do WhatsApp, Meta, viu seus outros serviços – Facebook e Instagram – serem proibidos na Rússia, embora ainda possam ser acessados através de redes privadas virtuais (VPNs).