CEOs famosos que salvaram empresas

ceos
Postado Por: Redação Categoria: Negócios Tags: , , , Comentários: 0

CEOs famosos que salvaram empresas

CEOs famosos que salvaram empresas de tecnologia que iam para o buraco

O mercado tecnológico está cada vez mais moderno. Consequentemente, ele torna-se ainda mais competitivo conforme o tempo passa. Isso acontece porque cada empresa quer ter sua parcela em determinado nicho, gerando muito mais produtos, menos monopólio e mais opções de escolhas para os clientes.

Hoje em dia, algumas das marcas que conhecemos, fazem um sucesso absurdo, algumas delas sendo verdadeiras grifes de luxo do mercado tecnológico. Dessa forma, é difícil imaginar que essas companhias já estiveram à beira da falência em algum momento, no entanto, já ocorreu. As empresas mais famosas do mercado, já estiveram em apuros em algum momento, assim, é fácil compreender que a concorrência acirrada, falta de planejamento adequado e decisões erradas, podem minar qualquer negócio.

Os CEOs famosos salvadores da pátria

No Brasil, estima-se que a maioria das empresas não dura mais do que 10 anos. Além disso, os dados do IBGE mostram que em cada 5, pelo menos 1 delas vai à falência no primeiro ano. Isso mostra como é difícil administrar um negócio pequeno, que dirá empresas maiores. Entretanto, alguns CEOs famosos dessa lista foram capazes de fazer vários malabarismos para conseguir reerguer determinados negócios e vamos mostrar o feito desses homens de sucesso.

1. Steve Jobs

ceos

O saudoso Steve Jobs sempre foi o rosto da Apple, afinal, o CEO foi o co-fundador da empresa, contudo, no ano de 1985, ele foi afastado pelo presidente da empresa, John Sculley. O mais surpreendente é que foi o próprio Jobs quem contratou o executivo. Posteriormente, Steve abriu a empresa Next, que auxiliou na criação da Pixar. Entretanto, a Apple entrou em uma crise sem precedentes, que fez com que a empresa coletasse diversos fracassos comerciais. Para contornar a situação, Jobs foi chamado de volta, reorganizou a companhia e o resultado é o que conhecemos atualmente, um verdadeiro sucesso em vendas.

2. Anne Mulcahy

ceos

Em 2008, a executiva chegou a ganhar o prêmio ‘ CEO of the Year’ por causa de toda a sua habilidade em salvar a Xerox da falência. A companhia é conhecida em todo o planeta e dificilmente imaginaríamos que ela já esteve no buraco, no entanto, aconteceu. A empresa que inventou a fotocopiadora estava cortando gastos, demitindo funcionários e experimentando uma queda em suas vendas. Anne foi chamada para dar jeito nessa situação e foi o que ela fez. A executiva enxugou gastos, investiu no desenvolvimento e pesquisa para a criação de novos produtos e finalmente, conseguiu tirar a Xerox do “perrengue”. O resultado do seu trabalho foi livrar a Xerox de uma dívida de 17 bilhões de dólares e ainda lucrar 91 milhões de dólares.

3. Michael Dell

A Dell é uma das maiores empresas do ramo tecnológico do planeta. Seus computadores têm uma excelente reputação no mercado e o que começou como uma pequena loja de Pcs, tornou-se a gigante que conhecemos. Contudo, no ano de 2004, Michael resolveu abandonar o barco e saiu da Dell depois de 20 anos de trabalho árduo. Ele escolheu Kevin Rollins como seu substituto, porém, foi um desastre. Sob o comando de Rollins, a Dell perdeu a liderança no mercado e se viu diante de vários escândalos. O jeito foi chamar Michael de volta e reorganizar a empresa.

4. Elon Musk

 

O empreendedor não poderia ficar de fora dessa. É de conhecimento público que Musk é um chefe bastante exigente. Entretanto, por mais que seus funcionários já tenham trazido a público algumas situações ruins que vivenciaram enquanto trabalhavam na Tesla, não podemos negar que Musk é um dos CEOs mais bem sucedidos da atualidade. Em 2004, ele adquiriu a empresa, mas antes mesmo de tornar-se dono, Elon salvou a companhia da falência. Posteriormente, foi responsável por seu financiamento e tornou-se CEO.

Compartilhar Post