Currículo ruim: Saiba porque não te contratam
Um currículo ruim diminui drasticamente suas chances de emprego
Em tempos de pandemia, encontrar um emprego está cada vez mais complicado. Não basta ter várias qualificações ou falar vários idiomas, quando o mercado está altamente competitivo.
O currículo não é só a parte inicial desse processo, ele é fundamental para determinar o que virá depois. Dessa forma, um jovem do twitter viralizou recentemente, ao lançar uma thread mostrando alguns fatos que podem atrapalhar na hora de conseguir o emprego almejado.
Sendo assim, separamos alguns erros que você pode estar cometendo sem saber. Além disso, deixaremos algumas dicas para você turbinar seu currículo e aumentar suas chances.
Saiba se o seu currículo é ruim
Mentir
Isso é extremamente comum na hora da criação de um currículo. Muita gente tende a exagerar alguns feitos ou acrescentar habilidades irreais. Se você tem um nível de inglês básico, nada de colocar intermediário ou avançado no currículo, ok? As empresas valorizam mais quem fala a verdade, mostrando claro interesse em aprender.
Seu currículo deve fazer sentido com a vaga
Essa é uma dica batida, no entanto, nunca é demais pedir para que você leia as características que a vaga exige, já que os recrutadores não têm tempo de ler tudo, então é melhor ser objetivo.
O currículo deve ter sobriedade
Infelizmente, muita gente ainda mantém o velho hábito de criar currículos repletos de cores ou com fontes aberrantes, algo que os recrutadores odeiam. Dessa forma, procure criar um currículo discreto, pois, o mais importante são as informações contidas nele.
Sua experiência conta muito
Acrescente todas as suas experiências profissionais, por mais simples que elas pareçam. Trabalhou alguns dias em um local? Coloque no currículo! Os recrutadores valorizam suas experiências. Sendo assim, tente mostrar o que aprendeu em cada uma delas.
Ressalte seus pontos positivos
Fuja do comum, que é criar uma lista com todos os seus pontos positivos, como a maioria faz. Dessa forma, o ideal é tentar conectar suas qualidades com suas experiências profissionais anteriores, mostrando como elas colaboraram para sua carreira.
Fuja do óbvio
Nos currículos, todos colocam que são proativos como ponto positivo e ansiosos, como negativos. No entanto, a maioria das pessoas colocam essas duas respostas no currículo. Dessa forma, procure utilizar respostas criativas, mas que se encaixem com você.
Crie uma conta no Linkedin
Boa parte das pessoas sabem que o Linkedin é uma rede social profissional feita para criar conexões. Dessa forma, muitas empresas são ativas por lá, disponibilizando diversas vagas de emprego.
Cuidado com o Português
Revise seu currículo ou peça para alguém fazer. Não pega nada bem conter erros de português. Isso tem um peso imenso na hora do recrutamento.
Enfim, esses podem ser alguns erros que você vem cometendo na hora de criar um currículo. Vale a pena conferir nossas dicas e dar uma revisada. Com certeza, suas chances de emprego vão a outro patamar.