A Universal Music e o TikTok não conseguiram alcançar um novo acordo de licenciamento.
A Universal Music Group (UMG) não renovará seu acordo de licenciamento com o TikTok e o TikTok Music, conforme anunciado na terça-feira. A UMG expressou a necessidade de compensações justas para artistas e compositores durante as negociações de renovação do contrato com a plataforma de mídia social.
Caso um novo acordo não seja alcançado, todas as músicas da UMG serão removidas do TikTok assim que o contrato expirar na quarta-feira, de acordo com um porta-voz da UMG. A UMG acusou o TikTok de tentar construir um modelo de negócios baseado em música sem pagar um valor justo por ela, afirmando que a proposta de pagamento da TikTok aos artistas e compositores é uma fração da taxa paga por outras plataformas sociais similares.
Em resposta, o TikTok classificou a narrativa da UMG como falsa e afirmou que as ações da gravadora não estavam no melhor interesse dos artistas, compositores e fãs. O TikTok representa apenas cerca de 1% da receita total da UMG.
Em fevereiro de 2021, as duas empresas haviam alcançado um acordo que permitia aos usuários do TikTok incorporar clipes do catálogo de músicas da UMG em seus vídeos.