Fundos de Criptoativos Atraem Volume Recorde e Mantêm 10 Semanas de Alta
Na semana passada, os fundos de investimento em criptoativos experimentaram um influxo líquido total de 176 milhões de dólares, consolidando a tendência ascendente na demanda por esses produtos. De acordo com os dados fornecidos pela CoinShares, os fundos de cripto testemunharam entradas líquidas por 10 semanas consecutivas, totalizando 1,76 bilhão de dólares nesse período, o que representa 4% dos ativos sob gestão das respectivas empresas.
Esse movimento positivo representa o maior fluxo desde o lançamento do ETF de bitcoin baseado em contratos futuros nos EUA, em outubro de 2021. Além disso, o patrimônio total das gestoras de cripto cresceu impressionantes 107% ao longo deste ano. Apesar dessa alta notável, o montante total captado pelas gestoras em 2023 atingiu 46,2 bilhões de dólares, ainda significativamente abaixo do recorde de 86,6 bilhões de dólares alcançado durante o ciclo de alta em 2021.
No que diz respeito aos ativos específicos, os fundos de bitcoin continuaram liderando, com uma captação de 133 milhões de dólares na semana passada. O produto Bitcoin Short, que aposta na queda da moeda digital, também registrou uma entrada líquida de 3,6 milhões de dólares no mesmo período. A procura pelos fundos de ethereum persiste, com captação de quase 31 milhões de dólares na última semana, elevando o total para 134 milhões de dólares nas últimas cinco semanas. Portanto, os fundos de ethereum acumularam uma entrada líquida anual de 10 milhões de dólares. Os fundos de solana, por sua vez, destacaram-se como os terceiros maiores receptores de recursos entre os fundos de altcoins, totalizando 4,3 milhões de dólares.
Em termos regionais, Canadá, Alemanha e os mercados dos EUA lideraram a demanda por produtos de investimento em cripto.
Os dados da CoinShares também revelaram que a procura por ações de empresas atuantes no setor de Blockchain manteve-se em ascensão por sete semanas consecutivas. Na última semana, essas ações receberam um influxo de 17,4 milhões de dólares, marcando o maior movimento desde julho de 2022.