5 curiosidades sobre carros elétricos
Os carros elétricos já são parte importante do nosso esforço para reduzir a mudança climática global
Os carros elétricos já são uma realidade bastante comum em alguns países, no entanto, aqui no Brasil, eles ainda estão engatinhando. A razão pela qual eles são importantes é que, em comparação com os veículos movidos à gasolina, eles usam energia elétrica e baterias, dispensando o combustível.
Isso significa poluição zero!
Agora se você imaginar o número de veículos nas estradas em todo o mundo, dependendo de gasolina, é uma quantidade assustadoras. Todos esses automóveis emitindo uma grande quantidade de poluentes. Além disso, com os valores do combustível, para alguns, investir em carros elétricos é a solução para economizar.
Os automóveis elétricos também têm algumas curiosidades envolvendo sua fabricação e funcionamento. Dessa forma, confira alguns fatos bastante interessantes.
Curiosidades sobre os carros elétricos
O primeiro carro elétrico foi construído em 1884
Pode parecer impossível, já que isso faz 137 anos, no entanto, devemos dizer que os veículos elétricos não são exatamente um fenômeno moderno. Thomas Parker foi um visionário, que conseguiu criar um carro elétrico inovador. O projeto funcionava com baterias recarregáveis de alta capacidade.
Foram o meio de transporte mais popular no século XIX
Surpreendentemente, os carros mais populares dessa época eram os elétricos. Eles eram mais fáceis de operar, além de confortáveis. No entanto, logo os carros à gasolina ganharam força, deixando os elétricos para escanteio.
A manutenção é mais barata
Muita gente acredita que é caro manter um carro elétrico, entretanto, os carros elétricos, diferente dos movidos à gasolina, possuem menos peças. Isso significa menos coisas para manter. Contudo, embora as baterias sejam caras, elas duram bastante, fazendo com que leve anos até sua substituição.
Eles são mais pesados, no entanto, mais silenciosos
A razão para os carros elétricos serem mais pesados é a bateria. Para exemplificar, vamos falar da bateria do Tesla, que pesa pouco mais de 540 quilos. Dessa maneira, com esse peso adicional, os automóveis elétricos levam mais tempo para frearem.
O Nissan Leaf é o maior carro elétrico de sucesso
O automóvel foi lançado na década de 2010 e vendido em mais de 35 países. Suas vendas alcançaram o número de 500 mil em todo o mundo. O principal ponto para a escolha são os baixos custos de manutenção.