A receita digital da Americanas diminuiu 79,2% nos primeiros nove meses de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Nos primeiros nove meses de 2023, as receitas da Americanas (BVMF:AMER3) diminuíram 45,1% em comparação com o mesmo período de 2022, totalizando R$ 10,293 bilhões. Essa queda foi impulsionada principalmente pelo desempenho dos canais online da empresa, que registraram uma redução de 79,2% na receita durante o mesmo período, atingindo R$ 1,898 bilhão.
O segmento digital foi o mais afetado pela revelação das fraudes contábeis que resultaram na declaração de recuperação judicial da empresa em janeiro do ano anterior. A confiança dos consumidores foi abalada devido ao temor de que os produtos não fossem entregues, enquanto os vendedores receavam não receber os repasses pelas vendas realizadas.
Em seu balanço divulgado nesta segunda-feira, 26, após alguns adiamentos, a Americanas informou que implementou um plano de comunicação para tranquilizar os clientes e vendedores, incluindo a redução do prazo de repasse para os vendedores e o esforço para manter estoques e prazos de entrega para os clientes.
A empresa também alterou sua estratégia digital, migrando de um modelo de estoque próprio (1P) para o modelo de marketplace, onde os produtos são oferecidos por parceiros (3P), em busca de maior rentabilidade. Como resultado, as vendas com estoques de terceiros aumentaram de 51% do total do e-commerce nos primeiros nove meses de 2022 para 65% no mesmo período do ano passado.
No que diz respeito ao varejo físico, que em 2022 representava a segunda maior fonte de receita da Americanas, assumiu a liderança nos primeiros nove meses do ano passado, registrando uma receita líquida de R$ 7,251 bilhões, uma queda de 18,8% em relação ao ano anterior. A empresa relatou que as vendas nas lojas existentes há mais de 12 meses diminuíram 2,9% nos primeiros nove meses do ano passado, mas aumentaram 3,6% no terceiro trimestre.
Durante o ano, a Americanas fechou 99 lojas físicas no país, encerrando setembro com 1.764 unidades. Mais de 70% dessas lojas estavam localizadas em cidades com mais de uma loja, e a maioria dos fechamentos ocorreu na região Sudeste.
A receita líquida do Hortifruti Natural da Terra (HNT) caiu 7% nos primeiros nove meses de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando R$ 1,359 bilhão. Na Ame, a fintech do grupo, a queda foi de 63,8%, para R$ 198 milhões. Já na Uni.co, a redução foi de 7,6%, para R$ 145 milhões.
O volume total de vendas (GMV) da Americanas foi de R$ 16,059 bilhões no período, uma redução de 51,1% em relação ao ano anterior. No varejo físico, a queda foi de 4,4%, para R$ 9,275 bilhões, enquanto no digital, a redução foi de 77,1%, para R$ 4,801 bilhões.