Com mais controle dos pais e maior privacidade, o Instagram lança contas para adolescentes.

Postado Por: Redação Categoria: Tecnologia Comentários: 0

Com mais controle dos pais e maior privacidade, o Instagram lança contas para adolescentes.

A Meta Platforms está implementando novos controles de privacidade e ferramentas de controle parental para contas do Instagram pertencentes a usuários menores de 18 anos. Essas mudanças visam responder às crescentes preocupações sobre os possíveis efeitos negativos das redes sociais.

A partir de agora, todas as contas de jovens serão convertidas automaticamente para “contas para adolescentes”, que serão privadas por padrão. Segundo a empresa, esses usuários só poderão receber mensagens ou ser marcados por contas que eles mesmos seguem ou com as quais já estejam conectados, além de terem as configurações de conteúdo sensível ajustadas para o nível mais restritivo.

Usuários menores de 16 anos só poderão alterar essas configurações com a autorização dos pais, que também terão acesso a um conjunto de ferramentas para monitorar as interações dos filhos e controlar o tempo de uso do aplicativo.

Diversos estudos associam o uso de redes sociais a níveis mais elevados de depressão, ansiedade e dificuldades de aprendizagem, especialmente entre adolescentes. Tanto a Meta, quanto o TikTok, da ByteDance, e o YouTube, do Google, já enfrentam processos judiciais movidos por crianças e distritos escolares, que alegam que as plataformas são viciantes. Em 2023, 33 estados dos EUA, incluindo Califórnia e Nova York, processaram a Meta, acusando-a de enganar o público quanto aos riscos de suas plataformas.

Hoje, plataformas como Instagram, Facebook e TikTok permitem o cadastro de usuários a partir de 13 anos. A decisão da Meta ocorre três anos após a empresa interromper o desenvolvimento de uma versão do Instagram voltada para adolescentes, após pressões de legisladores e grupos de defesa da segurança infantil.

Além dessas mudanças, o Instagram também passará a notificar usuários menores de 18 anos para fecharem o aplicativo após 60 minutos de uso diário. As contas também terão um modo de hibernação ativado por padrão, que silencia as notificações durante a noite.

A Meta informou que as contas de adolescentes serão implementadas nos EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália nos próximos 60 dias, com expansão para a União Europeia até o final do ano. A partir de janeiro, essa atualização será aplicada a adolescentes de outras regiões do mundo.

Compartilhar Post