Twitter troca logotipo e substitui pássaro azul por X
Por Supantha Mukherjee e Martin Coulter
ESTOCOLMO (Reuters) – Elon Musk e a presidente-executiva do Twitter, Linda Yaccarino, revelaram nesta segunda-feira um logotipo para a plataforma de mídia social que apresenta um X branco em um fundo preto, substituindo o conhecido símbolo do pássaro azul.
“O X está aqui! Vamos fazer isso”, tuitou Yaccarino, que também publicou uma foto do logotipo projetado nos escritórios da empresa em São Francisco.
As contas de Yaccarino e de Musk no Twitter apresentam o logotipo X, embora o pássaro azul do Twitter ainda esteja visível na plataforma.
A hashtag “#GoodbyeTwitter” estava em alta na plataforma, fazendo referência ao logotipo antigo, e alguns usuários criticaram o novo.
Musk disse em uma postagem no domingo que queria mudar o logotipo do Twitter e fez uma pesquisa com seus milhões de seguidores para saber se eles seriam a favor de mudar o esquema de cores do site de azul para preto.
Ele postou uma imagem de um X estilizado em um fundo preto com tema do espaço sideral. Ele também se referiu ao “logotipo provisório do X” e tuitou que “em breve daremos adeus à marca Twitter e, gradualmente, a todos os pássaros”.
Em resposta a uma mensagem perguntando como os tuítes serão chamados sob o X, Musk respondeu “x’s”.
O logotipo original do Twitter foi criado em 2012 por uma equipe de três pessoas. “O logotipo foi projetado para ser simples, equilibrado e legível em tamanhos muito pequenos, quase como um “e” minúsculo”, escreveu Martin Grasser, um dos designers.
Matt Rhodes, líder de estratégia da agência criativa House 337, disse à Reuters que qualquer mudança em uma marca tão estabelecida na cultura popular representa um risco para a empresa.
“Apenas algumas marcas se tornaram verbos ou foram mencionadas em veículos de notícias globais com a mesma frequência que o Twitter”, disse ele.
“Qualquer coisa que torne mais difícil para as pessoas encontrarem ou abrirem o aplicativo em seus telefones repletos de apps corre o risco de prejudicar o uso.”
“TUDO APLICATIVO”
Semanas antes de concluir a aquisição do Twitter no ano passado, Musk havia dito que a compra da empresa aceleraria sua ambição de criar um “aplicativo completo” chamado X em três a cinco anos.
Musk comprou a x.com de volta do PayPal (NASDAQ:PYPL) em 2017, dizendo que ela tinha “valor sentimental”. Musk foi cofundador do site x.com como um banco online em 1999, que mais tarde se transformou no PayPal.
Embora a página oficial do Twitter na plataforma tenha sido renomeada como X, o domínio x.com não está ativo.
“X é o estado futuro da interatividade ilimitada — centrada em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos/bancos — criando um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades”, Yaccarino tuitou no domingo.
Yaccarino, ex-chefe de publicidade da NBCUniversal, que começou como presidente-executiva do Twitter em 5 de junho, assumiu o cargo em um momento em que a plataforma de mídia social está tentando reverter a queda na receita de publicidade.
Desde a aquisição do Twitter, a empresa tem enfrentado tempos tumultuados com demissões em massa, queda acentuada no número de anunciantes e a ascensão meteórica do Threads, a resposta da rival Meta ao Twitter.
“Os últimos meses foram tumultuados no Twitter, e não acho que uma nova marca vá resolver tudo”, disse Drew Benvie, presidente-executivo da consultoria de mídia social Battenhall.
“Trata-se menos de reinventar o Twitter e mais de construir uma marca em torno do império de Elon Musk, incluindo a SpaceX, onde a marca X realmente se conecta um pouco mais.”
(Reportagem de Supantha Mukherjee, em Estocolmo; Martin Coulter e Aiden Nulty, em Londres; e Bharat Govind Gautam, em Bengaluru)